A colomba pascal é um pão doce típico da Páscoa, originário da Itália, que tem o formato de uma pomba, símbolo da paz.
Existem diversas receitas de colomba pascal, com diferentes recheios e coberturas, mas as mais tradicionais são as de frutas cristalizadas ou chocolate. Veja a seguir uma receita de colomba pascal com passo a passo de como preparar, o valor nutricional, o melhor acompanhamento, a origem e dicas no preparo.
Colomba pascal de frutas cristalizadas
Ingredientes:
Esponja:
- 3 tabletes de fermento biológico fresco (45 g)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água morna (200 ml)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Colomba:
- 3 gemas
- 1 ovo
- 3 colheres (sopa) de gordura vegetal
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna (300 ml)
- 250 g de preparado para massa de panetone (colomba etc.)
- Cerca de 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 250 g de frutas cristalizadas
- 150 g de uvas-passas
Modo de preparo:
- Em uma tigela grande, misture bem os ingredientes da esponja e deixe descansar por cerca de 15 minutos ou até formar bolhas.
- Junte os ingredientes da colomba, exceto as frutas cristalizadas e as uvas-passas, e misture bem até obter uma massa homogênea e macia. Se necessário, acrescente mais farinha.
- Adicione as frutas cristalizadas e as uvas-passas e misture delicadamente.
- Divida a massa em duas partes iguais e coloque em formas próprias para colomba (500 g cada). Modele a massa no formato de uma pomba e faça um corte em forma de cruz na superfície.
- Deixe crescer por cerca de uma hora ou até dobrar de volume.
- Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar.
- Deixe esfriar sobre uma grade e decore a gosto.
Valor nutricional por porção (1 fatia):
- Calorias: 240 kcal
- Carboidratos: 43 g
- Proteínas: 5 g
- Gorduras: 6 g
- Fibras: 2 g
Melhor acompanhamento:
- A colomba pascal de frutas cristalizadas combina bem com um café ou chá quentinho, ou ainda com um vinho doce ou licor.
Origem:
- A origem da colomba pascal é incerta, mas existem algumas lendas que tentam explicar sua criação. Uma delas diz que um confeiteiro milanês inventou o pão doce em forma de pomba para homenagear o rei lombardo Alboino, que invadiu a cidade no século VI. Outra diz que um padeiro ofereceu o pão doce ao rei lombardo Agilulfo como um gesto de paz para acabar com uma guerra no século VII. Há ainda quem diga que a colomba pascal surgiu no século XX, como uma versão primaveril do panetone.
- A colomba pascal de chocolate é uma variação mais recente da tradicional colomba pascal de frutas cristalizadas, que surgiu na Itália. Ela foi criada para agradar aos paladares que preferem o sabor do chocolate ao das frutas, e também para aproveitar a associação do chocolate com a Páscoa.
Dicas no preparo:
- Para facilitar o trabalho com a massa, unte as mãos com óleo ou manteiga.
- Para saber se a massa cresceu o suficiente, faça um furo com o dedo: se ele não se fechar, está pronta para ir ao forno.
- Para evitar que a superfície da colomba queime, cubra-a com papel-alumínio nos últimos minutos de forno.
- Para decorar a colomba, você pode fazer uma cobertura com açúcar de confeiteiro, clara de ovo e essência de amêndoa, ou simplesmente polvilhar açúcar de confeiteiro por cima.
- Para que a massa fique mais fofinha, use o emulsificante para pães, que ajuda a reter a umidade e a aumentar o volume.
- Quando optar pela colomba de chocolate, para que as gotas de chocolate não afundem na massa, passe-as na farinha de trigo antes de misturá-las.
- Para que a cobertura fique mais crocante, leve a colomba ao forno por alguns minutos depois de espalhá-la.