Você gosta de pamonha e curau de milho verde? Então você vai adorar essas receitas de pamonha e curau, que são muito fáceis de fazer e ficam uma delícia.
Tópicos
A pamonha é um prato típico da culinária brasileira, feito com milho verde, açúcar, sal e queijo, envolto na palha do próprio milho. É uma ótima opção para as festas juninas ou para qualquer época do ano.
A pamonha mineira tem um sabor especial, pois leva queijo minas ou coalho, que dá um contraste entre o doce e o salgado. Além disso, ela é cozida no fogão à lenha, o que confere um aroma e um gostinho de roça. Mas se você não tiver fogão à lenha, não se preocupe, você pode fazer na sua casa mesmo, no fogão convencional.
Para fazer a pamonha mineira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 50 espigas de milho fresco
- 750 ml de óleo de soja ou banha de porco (deixa mais cremoso)
- 1 kg de açúcar
- 1 kg de queijo minas picado em cubos ou queijo coalho
- 1 colher de sal
O modo de preparo da pamonha é bem simples:
- Bata o milho no liquidificador ou no moedor, coloque tudo em uma vasilha grande, adicione óleo, sal, e açúcar, misture tudo e bata novamente a massa aos poucos, misture com o queijo de minas ou com queijo coalho picado em cubos.
- Coloque a massa dentro da palha e leve para escaldar por 1h a 2h em água quente no fogão à lenha. Depois é só servir.
Rendimento
Essa receita rende cerca de 40 unidades de pamonha mineira. Você pode variar o recheio, colocando um pedaço inteiro de queijo em vez de cubos, ou adicionando goiabada, coco ralado, linguiça ou carne seca. Use a sua criatividade e faça do seu jeito.
A pamonha mineira é uma receita nutritiva, pois o milho é rico em carboidratos, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ele ajuda a dar energia, fortalecer o sistema imunológico, prevenir anemia e melhorar a digestão. O queijo também é uma boa fonte de proteínas, cálcio e fósforo, que são importantes para os ossos, dentes e músculos. O óleo ou a banha de porco fornecem gorduras boas para o organismo, que ajudam na absorção das vitaminas lipossolúveis e na produção de hormônios.
Mas atenção: a pamonha mineira também é calórica e pode conter açúcar ou gordura em excesso, dependendo da versão. Por isso, ela deve ser consumida com moderação e dentro de uma alimentação equilibrada. Se você tiver alguma restrição alimentar ou quiser adaptar a receita à sua dieta, consulte um profissional de saúde.
Origem
A pamonha mineira é uma receita tradicional que vem dos tempos dos índios, que já faziam algo parecido com o milho. A palavra “pamonha” vem do tupi-guarani “pamonha’ya”, que significa “algo embrulhado”. A pamonha se espalhou pelo Brasil e ganhou diferentes versões em cada região. Uma das mais famosas é a pamonha de Piracicaba, em São Paulo, que é bem cremosa e saborosa.
Agora que você já sabe como fazer uma deliciosa receita de pamonha mineira seguindo os costumes mineiros, que tal experimentar? Você vai se surpreender com o sabor dessa iguaria típica da nossa culinária.
Agora vamos de curau de milho verde
O curau de milho verde é um creme doce feito com o milho ralado ou batido no liquidificador, leite, açúcar e canela. É uma sobremesa simples, mas muito saborosa e cremosa, que pode ser servida quente ou gelada. O curau é também conhecido como canjica em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.
A origem do curau de milho verde está ligada à influência indígena na culinária brasileira. Os índios já consumiam o milho cozido ou assado e também faziam mingaus com ele. Com a chegada dos portugueses, o milho passou a ser misturado com leite e açúcar, dando origem ao curau. A canela foi adicionada posteriormente pelos africanos.
O curau de milho verde é uma receita tradicional das festas juninas, que celebram os santos populares como São João, São Pedro e Santo Antônio. Essas festas têm origem na Europa, mas foram adaptadas ao contexto brasileiro, incorporando elementos da cultura caipira e rural. O milho é um dos principais ingredientes das comidas típicas dessas festas, pois é a época da sua colheita.
Além de ser uma delícia, o curau de milho verde também traz benefícios para a saúde. O milho é rico em carboidratos, que fornecem energia para o organismo, e em fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol. O milho também contém vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema nervoso, e antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O leite é uma fonte de cálcio, que fortalece os ossos e os dentes, e de proteínas, que são essenciais para a formação dos músculos. A canela tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e termogênicas, que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura.
Para fazer o curau de milho verde seguindo os costumes mineiros, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 6 espigas de milho verde bem granadas
- 1 litro de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- Canela em pó a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Corte os grãos de milho das espigas com uma faca afiada, cuidando para não cortar muito junto à espiga, pois isso pode deixar o curau amargo.
- Bata o milho no liquidificador com o leite por cerca de 5 minutos, até obter uma mistura homogênea.
- Coe a mistura em uma peneira ou em um pano de algodão, espremendo bem para extrair todo o suco do milho.
- Coloque o suco do milho em uma panela junto com o açúcar e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Isso pode demorar cerca de 15 minutos.
- Baixe o fogo e continue mexendo por mais 20 a 30 minutos, até apurar bem o sabor.
- Distribua o curau em tacinhas ou em um refratário e deixe esfriar sem tampar.
- Polvilhe canela em pó a gosto por cima do curau e sirva quente ou gelado.
Pronto! Agora você já sabe como fazer um delicioso curau de milho verde seguindo os costumes mineiros. Essa receita rende cerca de 15 porções e cada uma tem aproximadamente 150 calorias.
Espero que você tenha gostado desse post e que se delicie com essa sobremesa típica das festas juninas.
Dica da Revista OMNI
Aproveite a ocasião e cozinhe espigas de milho, depois de cozidas, corte o milho com uma faca afiada, frite o milho com manteiga e alho em uma frigideira. Faça em casa, você vai adorar! Fica muito bom!
Pingback: 3 comidas do Catar que você deve conhecer hoje mesmo - Uma receita todo dia
Pingback: Spanakopita de espinafre, essa torta Grega é deliciosa e fica pronta em 30 minutos de forno - Uma receita todo dia