Neste artigo, vamos mostrar como a mostarda pode ajudar a prevenir e tratar várias doenças, além de dar dicas de como consumi-la no dia a dia.
A mostarda é uma planta que pode ser usada tanto como condimento quanto como alimento, e que possui diversas propriedades medicinais e nutricionais.
Qual a sua origem
A mostarda é originária da Ásia e da Europa, e existem vários tipos dela, como a mostarda amarela, a mostarda preta e a mostarda marrom. As sementes da mostarda são usadas para fazer o molho de mostarda, que é um tempero muito popular em sanduíches, saladas e carnes. As folhas da mostarda também podem ser consumidas cozidas ou cruas, e têm um sabor picante e refrescante.
Quais as suas fontes de nutrientes
A mostarda é rica em vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e compostos sulfurados, que são responsáveis pelo seu aroma e sabor característicos. Esses compostos também têm efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos, antifúngicos e anticancerígenos, podendo proteger o organismo contra diversas doenças.
Veja a seguir alguns dos principais benefícios da mostarda para nossa saúde:
- 1-Previne o envelhecimento precoce: A mostarda contém vitamina A e vitamina E, que são antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo dano celular e pelo envelhecimento da pele. Além disso, a mostarda também contém ômega 9, uma gordura boa que aumenta a absorção dessas vitaminas e favorece a hidratação e a elasticidade da pele.
- 2-Fortalece o sistema imunológico: A mostarda também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois contém vitamina A e vitamina E, que estimulam a produção de células de defesa e melhoram a resposta do organismo contra infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos.
- 3-Diminui o risco de doenças cardiovasculares: A mostarda é uma fonte de ômega 3, uma gordura boa que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), colesterol total e triglicerídeos no sangue. Além disso, por ter propriedades antioxidantes, a mostarda previne o acúmulo de gordura nas artérias e favorece a circulação sanguínea, diminuindo o risco de doenças como aterosclerose, infarto ou AVC.
- 4-Regula o intestino: A mostarda é rica em fibras, que estimulam os movimentos intestinais e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação e ajudando a combater a prisão de ventre. As fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e a saciar a fome, auxiliando no controle do peso.
- 5-Ajuda na cicatrização de feridas: A mostarda tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que previnem infecções e diminuem a inflamação nas feridas, favorecendo a cicatrização mais rápida. Além disso, por conter vitamina K, a mostarda também atua na coagulação sanguínea, evitando sangramentos e acelerando o processo de cicatrização.
- 6-Ajuda a prevenir câimbras: A mostarda amarela pode ajudar a prevenir câimbras musculares associadas à prática de exercícios físicos em atletas. Isso porque ela contém cálcio, magnésio e potássio, minerais que participam da contração e do relaxamento muscular. Além disso, ela também contém vitamina E, que tem um papel importante na prevenção de lesões musculares.
Como consumir a mostarda?
A mostarda pode ser consumida de várias formas, dependendo do tipo e da parte da planta. Veja algumas sugestões:
- Sementes de mostarda: podem ser usadas inteiras ou moídas para fazer molhos, pastas, pães, bolos ou biscoitos. As sementes de mostarda também podem ser torradas e usadas como tempero para saladas, sopas, carnes ou legumes.
- Molho de mostarda: pode ser feito com as sementes de mostarda moídas, vinagre, água, sal e açúcar. O molho de mostarda pode ser usado para temperar sanduíches, saladas, carnes ou legumes. Também existem variações do molho de mostarda, como o molho de mostarda e mel, o molho de mostarda e ervas ou o molho de mostarda e maionese.
- Folhas de mostarda: podem ser consumidas cruas em saladas ou cozidas em sopas, refogados ou omeletes. As folhas de mostarda também podem ser usadas para fazer chás ou sucos.
- Óleo de mostarda: pode ser extraído das sementes de mostarda e usado para cozinhar ou temperar alimentos. O óleo de mostarda tem um sabor forte e picante, e deve ser usado com moderação.
Agora que você já sabe quais são todos os benefícios da mostarda para nossa saúde, que tal experimentar uma receita com esse ingrediente? Confira a seguir:
Salada de frango com molho de mostarda e mel
Ingredientes:
- 2 xícaras de frango cozido e desfiado
- 4 xícaras de alface picada
- 1 xícara de tomatinho cereja cortado
- 1/2 de xícara de cebola roxa picada
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- Sal e pimenta a gosto
Para o molho:
- 1/4 de xícara de mostarda amarela
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
- Em uma tigela grande, misture o frango, a alface, o tomate, a cebola e a salsinha. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Em uma tigela pequena, misture a mostarda, o mel, o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta. Mexa bem até ficar homogêneo.
- Sirva a salada com o molho por cima ou à parte.