Pular para o conteúdo

Comidas típicas da Angola

angola

Você sabia que a culinária de Angola é uma mistura de influências africanas, portuguesas e brasileiras? Neste post, vamos apresentar algumas das comidas típicas de Angola e seus valores nutricionais. Acompanhe e descubra os sabores desse país rico em cultura e diversidade.

Funge

O funge é o prato mais popular e básico da dieta angolana. É uma massa cozida de farinha de milho ou de mandioca, que pode acompanhar carne, peixe, molhos ou vegetais. O funge é rico em carboidratos, que fornecem energia para o organismo, mas também pode conter fibras, vitaminas e minerais, dependendo do tipo de farinha usada. Uma porção de 100 gramas de funge de milho tem cerca de 365 calorias, 2 gramas de proteína, 1 grama de gordura e 81 gramas de carboidratos. Já o funge de mandioca tem cerca de 329 calorias, 1 grama de proteína, 0 gramas de gordura e 79 gramas de carboidratos.

Mufete

O mufete é outro prato típico angolano, que consiste em peixe grelhado na brasa, temperado com sal, alho, limão e gindungo (uma pimenta local). O mufete é servido com feijão de óleo de palma, farofa de mandioca, banana-pão frita e salada. O mufete é uma boa fonte de proteína, ômega-3, ferro e cálcio, provenientes do peixe, além de fibras, vitaminas A e C e potássio, provenientes dos acompanhamentos. Uma porção de 100 gramas de mufete tem cerca de 200 calorias, 25 gramas de proteína, 10 gramas de gordura e 0 gramas de carboidratos.

Foto Reprodução: Google Imagens

Calulu

O calulu é um guisado de peixe seco ou fresco, com quiabo, tomate, cebola, alho e óleo de palma. O calulu pode ser acompanhado por funge ou arroz. O calulu é um prato rico em proteína, ferro, cálcio e vitamina A, provenientes do peixe e do quiabo, além de antioxidantes e vitamina C, provenientes do tomate. Uma porção de 100 gramas de calulu tem cerca de 150 calorias, 15 gramas de proteína, 8 gramas de gordura e 5 gramas de carboidratos.

Jimboa

A jimboa é uma sopa feita com carne seca ou fresca, abóbora, batata-doce, mandioca e couve. A jimboa é um prato reconfortante e nutritivo, que contém proteína, ferro e zinco da carne, além de fibras, vitamina A e potássio dos vegetais. Uma porção de 100 gramas de jimboa tem cerca de 100 calorias, 10 gramas de proteína, 3 gramas de gordura e 8 gramas de carboidratos.

Kizaca

A kizaca é um prato feito com folhas de mandioca ou batata-doce cozidas e refogadas com alho e óleo. A kizaca pode ser servida como acompanhamento ou como recheio para pastéis ou bolinhos. A kizaca é uma boa fonte de fibras, vitamina C e cálcio das folhas verdes, além de gorduras saudáveis do óleo. Uma porção de 100 gramas de kizaca tem cerca de 80 calorias, 2 gramas de proteína, 5 gramas de gordura e 6 gramas de carboidratos.

Cachupa

A cachupa é um prato originário do Cabo Verde, mas que também é muito apreciado em Angola. É uma espécie de cozido feito com milho, feijão, carne ou peixe e vários legumes como cenoura, abóbora, batata-doce e repolho. A cachupa é um prato muito completo e saboroso,
que contém carboidratos complexos do milho e do feijão, proteína e ferro da carne ou do peixe e fibras, vitaminas e minerais dos legumes. Uma porção de 100 gramas de cachupa tem cerca de 120 calorias, 8 gramas de proteína, 3 gramas de gordura e 15 gramas de carboidratos.

Kissanguá

A kissanguá é uma bebida tradicional angolana, feita com casca de abacaxi, gengibre, canela e açúcar. A kissanguá é fermentada naturalmente e tem um sabor refrescante e levemente alcoólico. A kissanguá é uma bebida que contém vitamina C e bromelina do abacaxi, que são anti-inflamatórios e antioxidantes, além de gengibre e canela, que são termogênicos e estimulantes. Uma porção de 100 ml de kissanguá tem cerca de 40 calorias, 0 gramas de proteína, 0 gramas de gordura e 10 gramas de carboidratos.

Mukua

A mukua é o fruto do imbondeiro, uma árvore típica de Angola. A mukua tem uma polpa branca e fibrosa, que pode ser comida ao natural ou usada para fazer doces, geleias ou sorvetes. A mukua é uma fruta rica em vitamina C, cálcio e ferro, além de ter propriedades adstringentes e anti-inflamatórias. Uma porção de 100 gramas de mukua tem cerca de 50 calorias, 1 grama de proteína, 0 gramas de gordura e 12 gramas de carboidratos.

Foto Reprodução: Google Imagens

Muamba de frango

A muamba de frango é um dos pratos mais famosos da culinária angolana. É um frango cozido com óleo de palma, alho, cebola, gindungo e quiabo. A muamba de frango é um prato rico em proteína, ferro e vitamina A do frango, além de fibras, vitamina C e cálcio do quiabo. Uma porção de 100 gramas de muamba de frango tem cerca de 180 calorias, 20 gramas de proteína, 10 gramas de gordura e 3 gramas de carboidratos.

Ginguba torrada

A ginguba torrada é um snack muito popular em Angola. São amendoins torrados com sal ou açúcar, que podem ser comidos a qualquer hora do dia. A ginguba torrada é uma boa fonte de proteína vegetal, gorduras insaturadas, fibras e magnésio dos amendoins. Uma porção de 100 gramas de ginguba torrada tem cerca de 600 calorias, 25 gramas de proteína, 50 gramas de gordura e 15 gramas de carboidratos.

Molho de tomate, ovo e chouriço

O molho de tomate, ovo e chouriço é um prato simples mas delicioso da culinária angolana. É feito com tomate picado, ovos batidos e chouriço cortado em rodelas, que são cozidos juntos em uma panela. O molho pode ser servido com pão ou arroz. O molho de tomate,
ovo e chouriço é um prato que contém proteína, ferro e colina dos ovos, vitamina C e licopeno dos tomates e gorduras saturadas e sódio do chouriço. Uma porção de 100 gramas de molho tem cerca de 200 calorias, 12 gramas de proteína, 15 gramas
de gordura e 5 gramas de carboidratos.

Makayabu

O makayabu é um peixe seco salgado que é muito consumido em Angola. O makayabu pode ser cozido com óleo de palma ou frito com cebola e alho. O makayabu pode ser acompanhado por funge ou arroz. O makayabu é uma boa fonte de proteína, ômega-3,
cálcio e iodo do peixe seco. Uma porção de 100 gramas de makayabu tem cerca de 250 calorias, 35 gramas
de proteína, 10 gramas
de gordura e 0 gramas
de carboidratos

Leia também:

10 Tipos de alimentos que se deve lavar para consumir na praia.

2 Receitas de pratos típicos de Pernambuco!

Cachupa: um prato típico de Cabo Verde

Como fazer 2 receitas de cocadas deliciosas e fáceis!

Torta de morango simples e rápida, 10 minutos no forno e fica pronta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *