Pular para o conteúdo

Bacalhau à lagareiro, somente 6 ingredientes para preparar essa receita!

bacalhau

O bacalhau à lagareiro é um grande prato para finais de semana!

Você vai precisar de:

  • 12 batatas tipo calabresa 
  • 2 cebolas 
  • 10 ramos de brócolis 
  • 2 postas de lombo de bacalhau dessalgado 
  • 5 colheres de sopa de azeite 
  • 4 dentes de alho 
  • Água

Como preparar:

  1. Em uma frigideira grelhe as postas de bacalhau até ficar dourada para os 2 lados, faça isso por aproximadamente 40 minutos e reserve.
  2. Corte as cebolas em 4 partes e retire camada por camada.
  3. Em uma panela use parte do azeite para refogar a cebola e o alho (reserve uma parte do alho para finalizar).
  4. Em outra panela refogue o brócolis com o restante da azeite e coloque um pouco de água apenas para refogar sem deixar cozinhar, reserve.
  5. Cozinhe por 10 minutos as batatas com casca. Após cozidas, escorra e frite-as por 5 minutos até ficar bem douradinhas. Tire as do fogo e amasse levemente com uma concha.
  6. Em um refratário monte o bacalhau, o brocólis e as batatas, regue com o azeite e leve ao forno por 10 minutos. Retire do forno acrescente o alho restante por cima e sirva ainda quente.

Você sabe qual é o valor nutricional de bacalhau ao lagareiro?

Esse prato típico da culinária portuguesa é uma delícia, mas também pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Veja a seguir o que esse peixe tem de bom.

O bacalhau é um peixe com baixo teor de gordura (apenas 0,1% da dose diária recomendada por 100 g), rico em proteína de alto valor biológico, que ajuda na formação e manutenção dos músculos, ossos, pele, cabelos e unhas. Além disso, contém quantidades apreciáveis de vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio e na regulação do sistema imunológico, fósforo, que participa do metabolismo energético e da saúde óssea e dentária, potássio, que contribui para o equilíbrio dos fluidos corporais e a função muscular e nervosa, e magnésio, que está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas no organismo .

O bacalhau ao lagareiro é uma receita que consiste em assar o bacalhau no forno com bastante azeite, alho, cebola, louro e salsa. Depois, o peixe é servido com batatas cozidas ou assadas, também regadas com o azeite aromatizado. O nome do prato vem do termo “lagareiro”, que se refere aos trabalhadores dos lagares de azeite.

Uma porção de bacalhau ao lagareiro (100 g) tem cerca de 554 calorias, sendo 58% provenientes de gorduras (principalmente monoinsaturadas, que são benéficas para o coração), 26% de carboidratos (principalmente complexos, que fornecem energia) e 16% de proteínas. Essa quantidade representa 28% da ingestão diária recomendada de calorias para um adulto médio (2000 kcal).

Mas qual é o melhor acompanhamento para o bacalhau ao lagareiro?

Essa é uma questão que pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas existem algumas sugestões que podem harmonizar bem com esse prato saboroso e aromático. Veja a seguir algumas ideias de acompanhamentos para o bacalhau ao lagareiro:

  • Salada: Uma salada fresca e colorida pode ser uma ótima opção para acompanhar o bacalhau ao lagareiro, pois ajuda a equilibrar a gordura do azeite e do peixe. Você pode optar por uma salada de pepino japonês com cebola roxa, gengibre, pimenta dedo-de-moça, vinagre de arroz e azeite.
  • Arroz: O arroz é um acompanhamento clássico para qualquer prato de peixe, e com o bacalhau ao lagareiro não é diferente. Você pode preparar um arroz branco simples e bem soltinho, ou incrementar com alguns ingredientes como ervas finas, alho-poró, cenoura ou uva-passa.
  • Brócolis: O brócolis é um legume que combina muito bem com o bacalhau ao lagareiro, pois tem um sabor suave e uma textura macia. O brócolis também é rico em fibras, vitaminas e minerais, o que contribui para uma refeição mais saudável.
  • Grelos: Os grelos são os brotos das plantas da família das couves, como o nabo, a mostarda ou o repolho. Eles são muito consumidos em Portugal, especialmente na região do Minho, e são um acompanhamento tradicional para o bacalhau ao lagareiro. Os grelos têm um sabor levemente amargo e picante, que contrasta com o sabor doce do azeite e do alho. Você pode cozinhar os grelos na água ou no vapor, ou salteá-los na frigideira com alho e azeite.
  • Farofa: A farofa é um acompanhamento típico da culinária brasileira, que consiste em farinha de mandioca torrada e temperada com diversos ingredientes. A farofa pode ser uma boa alternativa para acompanhar o bacalhau ao lagareiro, pois adiciona crocância e sabor ao prato.

Essas são algumas sugestões de acompanhamentos para o bacalhau ao lagareiro, mas você pode usar a sua criatividade e experimentar outras combinações. O importante é escolher um acompanhamento que realce o sabor do bacalhau e do azeite, sem competir com eles.

Parabéns, você preparou um ótimo prato! Bom apetite!

Super Dica!

Saboreie junto com um bom vinho branco!

Leia também:

Como fazer 2 receitas de cocadas deliciosas e fáceis!

Participe do nosso grupo no Facebook ou curta nossa página!

a person holding a cellphone with logo on the screen

Deixe sua sugestão e fale com a gente!

revista omni

8 comentários em “Bacalhau à lagareiro, somente 6 ingredientes para preparar essa receita!”

  1. Pingback: Cachupa: um prato típico de Cabo Verde

  2. Pingback: Receitas de Tiramisù, uma delícia italiana!

  3. Pingback: 10 Tipos de alimentos que se deve lavar para consumir na praia. - Revista OMNI

  4. Pingback: 2 Receitas de pratos típicos de Pernambuco! - Revista OMNI

  5. I every time used to read piece of writing in news papers but
    now as I am a user of net so from now I am using net for posts, thanks to web.

  6. Hey There. I found your weblog using msn. That is a very well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and come back to learn extra of your useful information. Thanks for
    the post. I will definitely return.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *