Vamos ver o que está acontecendo em diferentes regiões e temas, como política, economia, guerra, ciência e cultura. Fique por dentro das últimas notícias!
Política no Brasil
Na política, o presidente Lula vetou integralmente a medida que prorrogava a desoneração da folha de pagamento para alguns setores da economia até 2024. A medida abrangia os setores que mais empregam no país e visava manter empregos e impulsionar a recuperação econômica após a pandemia de Covid-19. O veto de Lula foi criticado por empresários, sindicatos e parlamentares, que prometem derrubá-lo no Congresso .
Europa
Na Europa, o ex-primeiro-ministro da Rússia Mikhail Kasyanov foi declarado “agente estrangeiro” pelo governo de Vladimir Putin. Kasyanov foi o primeiro chefe de governo de Putin, no início dos anos 2000, mas depois se tornou um dos principais opositores do presidente russo. A lei que classifica pessoas como “agentes estrangeiros” é usada para restringir a atividade política e a liberdade de expressão na Rússia .
Guerra
Na guerra, a Rússia lançou um ataque massivo de drones contra Kiev, capital da Ucrânia, neste sábado (25). A Força Aérea da Ucrânia afirmou que esse é um dos maiores ataques com drones desde o início do conflito entre os dois países, em 2014. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas na ofensiva russa, que foi condenada pela comunidade internacional .
Oriente Médio
No Oriente Médio, Israel confirmou que recebeu a lista de reféns que deverão ser libertados pelo Hamas neste sábado (26). O acordo entre Israel e o grupo extremista palestino prevê a troca de prisioneiros em três etapas, com a mediação do Egito. Na sexta-feira (24), o Hamas libertou quatro israelenses que estavam em seu poder há mais de cinco anos .
Coréia do Norte
Na ciência, a Coreia do Norte disse ter conseguido fotografar bases militares dos Estados Unidos com um satélite espião. O governo norte-coreano afirmou que o satélite Kwangmyongsong-5 foi lançado com sucesso no dia 23 de novembro e que “fagulha” poderia causar uma guerra nuclear global. Os Estados Unidos condenaram o lançamento do satélite e disseram que ele viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU .
Cultura
Na cultura, os restos mortais de um comandante de tanque da Segunda Guerra Mundial foram identificados quase 80 anos após sua morte. Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos encontrou os ossos do capitão Marion McCown Jr., que foi morto em combate na Alemanha em novembro de 1944. Os restos foram identificados por meio de testes de DNA e serão enterrados com honras militares .
Espero que vocês tenham gostado deste resumo das últimas notícias no mundo hoje. Fiquem ligados para mais atualizações e comentem o que acharam. Até a próxima!