Pular para o conteúdo

Ministério da saúde incorpora vacina contra dengue ao SUS!

vacina

Você já ouviu falar da Qdenga, a nova vacina contra a dengue que foi aprovada pela Anvisa? Essa vacina é uma grande novidade para o Brasil, um país que sofre com a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O que é a Qdenga?

A Qdenga é uma vacina desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, que tem como objetivo prevenir a dengue causada pelos quatro sorotipos do vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A vacina é composta por vírus vivos atenuados, ou seja, enfraquecidos, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a dengue sem causar a doença.

A Qdenga é administrada em três doses, com intervalo de seis meses entre cada uma. A vacina pode ser aplicada em pessoas de 4 a 55 anos de idade, independentemente de já terem ou não tido contato prévio com o vírus da dengue. Isso significa que a Qdenga é a primeira vacina autorizada no Brasil para pessoas que nunca tiveram dengue, mas também pode ser usada por quem já teve a doença.

Foto Reprodução: Google Imagens

Qual é a eficácia da Qdenga?

A eficácia da Qdenga foi avaliada em um estudo clínico de fase 3, que envolveu mais de 20 mil voluntários de dez países da América Latina e da Ásia, incluindo o Brasil. Os resultados mostraram que a vacina foi capaz de reduzir em 80% os casos de dengue sintomática e em 95% os casos de dengue grave, após um ano da aplicação da terceira dose.

A vacina também demonstrou uma boa segurança e tolerabilidade, com poucos eventos adversos graves relacionados à vacinação. Os efeitos colaterais mais comuns foram dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça, febre e mal-estar.

A Qdenga já está disponível no Brasil?

Uma boa notícia para os brasileiros que sofrem com a dengue é que o Ministério da Saúde anunciou no dia 21 de dezembro,que a vacina contra essa doença já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde espera imunizar cerca de 30 milhões de pessoas nos próximos anos, o que pode reduzir significativamente o número de casos e mortes pela doença no país.

Foto Reprodução: Google Imagens

Quais são os benefícios e desafios da Qdenga para o SUS?

A incorporação da Qdenga no SUS trará benefícios para a saúde pública do Brasil, como reduzir os casos de dengue e suas complicações, diminuir os custos com o tratamento da doença e aliviar o sistema de saúde. Além disso, a vacina pode contribuir para o controle da transmissão do vírus da dengue no país, especialmente em áreas endêmicas.

No entanto, existem alguns desafios para que isso aconteça. Um deles é o alto custo da vacina, que traria um impacto orçamentário muito elevado para o SUS. Segundo o MS, a incorporação da Qdenga nas faixas etárias propostas pela Takeda custaria cerca de R$ 9 bilhões em cinco anos.

Outro desafio é a restrição da faixa etária indicada pela vacina, que não abrange os grupos mais vulneráveis à dengue grave, como crianças abaixo de 4 anos e idosos acima de 60 anos. Além disso, a OMS recomenda a vacina apenas para pessoas entre 6 e 16 anos, que também não estão contemplados na proposta da Takeda.

Por fim, há ainda a questão da adesão da população à vacinação, que depende de uma boa comunicação e conscientização sobre a importância da prevenção da dengue. A vacinação também deve ser integrada a outras medidas de combate ao mosquito vetor, como o uso de repelentes, telas e mosquiteiros, e a eliminação de criadouros.

Conclusão

A Qdenga é uma vacina inovadora contra a dengue, que irá trazer benefícios para a saúde individual e coletiva. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos de dengue e mais de 600 mortes pela doença em 2023. A vacina contra a dengue é mais uma ferramenta para combater esse problema de saúde pública, mas não dispensa as medidas de prevenção, como eliminar os criadouros do mosquito, usar repelente e procurar atendimento médico em caso de suspeita da doença.

Participe do nosso grupo no Facebook ou curta nossa página!

a person holding a cellphone with logo on the screen

Deixe sua sugestão e fale com a gente!

revista omni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *