A história das almôndegas é tão saborosa quanto o prato em si. Acredita-se que sua origem remonte à antiga Pérsia, onde o prato era conhecido como “koofthe”, referindo-se à carne moída ovina.
Com o passar dos séculos, a almôndega viajou pelo mundo, ganhando variações e sabores locais. Na Itália, por exemplo, tornou-se a famosa “polpette”, geralmente servida com molho de tomate e spaghetti. No Brasil, as almôndegas foram popularizadas pela imigração italiana, tornando-se um prato querido em muitos lares.
Nutricionalmente, as almôndegas são uma fonte de proteínas e, dependendo dos ingredientes adicionais, podem ser adaptadas para atender a várias dietas e preferências alimentares. Por exemplo, 100 gramas de almôndegas de carne bovina contêm aproximadamente 202 calorias, 12,41 gramas de proteínas, 13,16 gramas de gorduras e 7,58 gramas de carboidratos.
Agora, por que você deveria fazer almôndegas em casa? Primeiro, é uma oportunidade de controlar os ingredientes, garantindo a qualidade e adequação às suas necessidades nutricionais. Além disso, fazer almôndegas em casa é uma atividade divertida e uma forma de trazer a família para a cozinha. E o melhor de tudo, é uma receita que permite personalização. Quer adicionar queijo parmesão ralado ou misturar ervas frescas? Vá em frente! As possibilidades são infinitas.
Então, que tal colocar a mão na massa e criar sua própria versão desse clássico culinário? As almôndegas caseiras podem ser um prato reconfortante, um petisco para compartilhar ou até mesmo o destaque de um jantar especial. E quando você sentir o aroma delicioso vindo da sua cozinha, vai saber que valeu a pena. Bon appétit!
Para preparar as almôndegas vamos precisar de:
- 1/2 kg de carne moída
- 150 g de farinha de rosca
- 2 colheres de (sopa) de farinha de trigo
- 350 g de molho de tomate
- 1 ovo
- 1 xícara de (chá) de cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 2 colheres de (sopa) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Manjericão a gosto
Como preparar as almôndegas ao molho:
- Em um recipiente misture a carne com ovo, cebola, alho, sal, pimenta-do-reino e azeite. Adicione gradualmente a farinha de rosca e de trigo mexendo sempre entre as adições.
- Misture bem até que você perceba que dê para fazer bolinhas de carne.
- Faça as bolinhas do tamanho que preferir.
- Adicione um pouco de óleo em uma panela e frite as almôndegas em fogo alto, escorra em papel toalha e reserve.
- Em outra panela aqueça o molho de tomate em fogo baixo e coloque as almôndegas para cozinhar aproximadamente por 15 minutos junto ao molho.
- Desligue o fogo e finalize com manjericão e está pronto, agora é só servir.
Super dica:
Sirva com arroz branco, purê de batatas e salada de alface, uma ótima combinação!
Bom Apetite!
Pingback: Goulash De Carne - Uma receita todo dia
Pingback: Rocambole De Carne Moída Delicioso, Rápido E Fácil De Fazer - Uma receita todo dia
Pingback: Torta Quiche Lorraine De Bacon E Queijo - Uma receita todo dia