A história do waffles belga é tão rica quanto seu sabor. Originários da Idade Média, essas delícias eram inicialmente preparadas sobre fogueiras abertas e serviam como hóstias em igrejas, com texturas que simbolizavam temas religiosos.
Com o passar dos séculos, a receita evoluiu e os belgas aperfeiçoaram a técnica para criar aquela combinação única de crocância e maciez que tornou os waffles belgas famosos em todo o mundo.
Mas não é só a história que é fascinante, os dados nutricionais também são interessantes. Uma porção de waffle belga pode conter aproximadamente 232 calorias, com 26g de carboidratos, 13g de gorduras e 2,8g de proteínas. Claro, esses valores podem variar dependendo da receita e dos ingredientes utilizados.
Agora, por que você deveria fazer waffles belgas em casa? Primeiro, é uma oportunidade de mergulhar na cultura belga e experimentar um pedaço da história culinária. Segundo, você tem o controle total dos ingredientes, podendo ajustar a receita para atender às suas preferências nutricionais e de sabor. E terceiro, nada supera o aroma de waffles frescos sendo preparados na sua cozinha, prometendo um café da manhã ou lanche da tarde especial.
Então, que tal colocar a mão na massa e trazer um pouco da Bélgica para sua casa? Com uma receita simples e um pouco de prática, você pode criar waffles que farão seus amigos e familiares pedirem mais. E quem sabe, talvez você até crie sua própria versão dessa iguaria, adicionando um toque pessoal que será passado por gerações. Bon appétit!
Você vai precisar:
- 210 g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 colher de (sopa) de açúcar
- 1 colher de (chá) de sal
- 2 colheres de (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher de (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara de (chá) de leite em temperatura ambiente
- Óleo para untar
Hora de preparar:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa lisa.
- Unte a máquina de waffles com guardanapo encharcado de óleo, ligue a máquina, e quando estiver quente coloque a massa para cozinhar.
- Deixe a massa na máquina até ficar dourada.
- Retire da máquina está pronto seu waffles belga.
Super Dica:
Adicione a massa raspas de limão ou essência de baunilha e ficará uma delícia.
Caso você não tenha uma máquina de waffles, você pode substituir por uma frigideira, é só fritar os dois lados como se fosse uma panqueca, porém com a massa mais grossa, dará super certo.
Dica para acompanhar:
Sirva com creme belga, geleia de morango, sorvete, calda de chocolate, leite condensado, além dessas opções, você pode também usar frutas frescas do seu agrado, enfim, waffles combina com tudo. Bom Apetite!!
Tópicos
Leia também:
BOMBA DE MORANGO COM CHANTILLY
Pingback: Cinnamon rolls, 1 pão doce que você nunca comeu! - Uma receita todo dia